domingo, 28 de fevereiro de 2010

Na Internet nada se cria, tudo se copia


Peço desculpa, pessoas, mas meu texto de hoje será um tanto “irado”. Como vocês sabem, faz pouco tempo que aderi a essa onda de ter um blog. Demorei um pouco, pois estava amadurecendo a ideia, pensando no que escrever, em como inaugurar o meu espaço virtual.

Realmente a Internet foi uma revolução que proporcionou coisas novas e inéditas. Fiquei empolgada com essa coisa de blog. Desde que inaugurei o meu, passei também a visitar muitos blogs por ai.

E acabei constatando: na Internet nada se cria, tudo se copia. Fiquei impressionada de ver como o plagio dominou o mundo virtual. As pessoas simplesmente copiam frases, parágrafos e até textos inteiros de outros lugares e não citam a fonte. Tem gente que tem o blog inteiro só de plágios e faz de conta que os textos são de sua autoria. Fiquei me perguntando: Pra quê? O que leva uma pessoa a divulgar um blog se não é capaz de escrever os próprios textos? O povo adora copiar principalmente aqueles textos de auto-ajuda. Você encontra a mesma redação em dezenas de blogs. Chega a parecer piada.

Tenho a impressão de que as pessoas acham que a net é um mundo livre, sem lei. Gente, plágio é crime em qualquer meio de comunicação. Essa semana vi uma reportagem de um cara de Vinhedo que está sendo processado por diversas pessoas por postar textos plagiados em seu blog. Vergonhoso né?

Eu já tive trabalho meu plagiado por uma assessoria de imprensa e sei como é ruim você ver outra pessoa divulgando o seu texto como se fosse dela. É complicado lidar com esta situação. Por isso, garanto aos meus poucos, mas fiéis seguidores que no meu espaço sempre terão textos realmente meus. Qualquer citação de outro autor virá devidamente entre aspas e com a autoria garantida.

Leu um texto bacana e quer divulgar com os amigos no blog? Legal, mas não esquece de citar de onde tirou a ideia. Fico imaginando se as pessoas não se sentem mal de receber comentários e os parabéns por textos que ela não escreveu. Eu me sentiria falsa. Mas enfim, a ética ultimamente não anda muito na moda mesmo.

Galera, vamos ser mais originais! Use o seu espaço para criar, não tenha medo. Escrever é um exercício e você pode se surpreender com os resultados. Simplesmente tente. Chega de tanto plágio! É muito mais prazeroso receber comentários pelas suas criações do que recebe-las no lugar dos outros.

5 comentários:

  1. Oi Cá concordo totalmente com vc!

    A originalidade define quem somos.... se copio o texto de alguém, não sou eu mais quem está escrevendo e sim esse alguém...precisamos de originalidade, de verdade, de pessoas reais ;)

    bjus

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol!!

    Eu concordo plenamente, não tem o que escrever vai fazer outra coisa, os meus posts não são uma maravilha, mas fui eu quem escreveu, o que não foi ... esta escrito de onde saiu.

    Bjuss

    ResponderExcluir
  3. Carol,

    Muito bacana seu texto. Gostei do tema. Realmente a sensação que se tem é que a internet virou território sem lei. Tem gente que não só plagia, mas também não se preocupa em checar a autoria de determinado artigo.

    Bjo

    ResponderExcluir
  4. A sua ``ira`` tem toda a razão de ser. O plágio tem mais é que ser combatido e quanto mais forças se moverem contra essa prática maldosa, melhor. O que me passa na cabeça quando penso nisso é que muitos desses copiadores nem pensam na possibilidade de que suas farsas podem ser facilmente desmontadas com uma rápida pesquisa no google ou coisa parecida.

    Originalidade e boa escrita é tudo. E você tem os dois. Parabéns por isso e pela iniciativa deste post.

    beijosssssss

    ResponderExcluir
  5. Que é isso!
    Eu acho que na internet, vc simplesmente não foi no endereço certo!
    Conheço tantos blogs sinceros, autênticos e inclusive, bem escritos. O último que eu visitei foi este: http://melancolicabemhumorada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir